Siga-nos:    
Tels.: (11) 5594-5184 | 5071-0011

Nossa História

Desde 2003, o Contaf - Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo acontece anualmente, sob a coordenação de Caio Giardullo e Paschoal Giardullo. Com uma estrutura completa, apresenta inúmeras tendências em técnicas e linguagens contemporâneas da Arte Cerâmica e Arte Vidreira. Um evento que supre a necessidade de conhecimento de todo artista especializado. Uma oportunidade única de promover encontros e diálogos, trocas de conhecimentos e descobertas, incentivando o debate e uma visão global das muitas práticas possíveis nas Artes do Fogo, entre porcelana, faiança, vidro e vitral, processos recicláveis, alta e baixa temperatura, cerâmica artística e decorativa

2018 - Curitiba - PR

 

Hotel Radisson

????.

 

{AG}2018{/AG}

 

 

2017 - Campinas - SP

 

Hotel Meliá Campinas

Palestras e demonstrações com o artista italiano Niccola Boccini, especializado na técnica Maiollica; do norte-americano Peter Beasecker, com demonstrações técnicas sobre modelagem; Máyy Koffler, com palestra e demonstrações sobre a técnica do Paleteado; e a dupla Mieko Ukeseki e Mário Konishi, com uma demonstração dupla com interferências individuais na obra.

 

{AG}2017{/AG}

 

 

2016 - Joinville - SC

 

Bourbon Joinville Business Hotel

Entre os palestrantes estrangeiros, o argentino Guillermo Mañé; e o norte-americano Mitchell Grafton, que atualmente tem ateliê na Cidade do Panamá/Flórida/EUA.

 

{AG}2016{/AG}

 

 

2015 - Itaipava - Distrito de Petrópolis - RJ

 

Cerâmica Luiz Salvador

Participação da artista Jennifer McCurdy, com ateliê instalado na Ilha de Martha Vineyard, em Massachussetts/Estados Unidos; e a chilena Marcela Cerda.

 

{AG}2015{/AG}

 

 

2014 - São Paulo - SP

 

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social-Bunkyo

Com a artista colombiana, radicada na Itália, Martha Pachón Rodríguez; o italiano Luciano Lagui; a chilena Micaela Weiss; o francês radicado no Brasil, René Le Denmat e a argentina Silvia Barrios. Reunindo dois ceramistas numa só palestra, com os mestres Santeiros, Netinho e seu filho Guilherme Morais.

 

 

 

2013 - São Paulo - SP

<p> </p>
<p><strong>Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social-Bunkyo</strong></p>
<p>Presença da escultora italiana Caterina Zachetti, de Milão/Itália; a baiana Dagmar Ferreira Muniz, de Belmonte/BA; Maneno Juarez, de Chulucanas/Peru.</p>
<p> </p>
<p>{AG}2013{/AG}</p>
<p> </p>
<p> </p>

2012 - São Paulo - SP

 

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social-Bunkyo

Em 2012, o CONTAF ocorreu nas dependências do Bunkyo, com a presença do ceramista e escultor norte-americano Peter King, e sua esposa, ceramista Xinia Marin, ambos estabelecidos na Flórida/Orlando/Estados Unidos, especialistas em cerâmica arquitetônica.Além de Shoko Suzuki, Shugo Izumi, Akinori Nakatani, da artista chilena Ruth Krauskopf, da argentina Mirtha Cappellari e do crítico de arte Oscar D’Ambrosio.

 

{AG}2012{/AG}

 

 

2011 - São Paulo - SP

 

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social-Bunkyo

Do México, os ceramistas Claudia Louvera, Pabra Quexada e Marcio Caballero de Carranza Dupont. Da Argentina, Alejandra Jones; e Marilu Rosenthal, do Chile.

 

{AG}2011{/AG}

 

 

2010 - São João Del Rei - MG

 

UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei

Além de ter a cidade como um atrativo, os participantes poderiam conviver com a magia da Arte Barroca e Arte Sacra mineiras. Participação da artista dinamarquesa Nina Hole (in memorian)e doceramista e músico italiano Giorgio Pacchioni, que executou o Hino Nacional, em uma ocarina de cerâmica de sua autoria.

 

{AG}2010{/AG}

 

 

2009 - Itaipava - RJ

 

Cerâmica Luiz Salvador

Pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro, o CONTAF ofereceu aos participantes a oportunidade de conviver com a rotina de uma fábrica de faiança em funcionamento, com o congresso ocupando parte das instalações da Cerâmica Luiz Salvador.

 

 

 

2008 - São Bernardo do Campo - SP

 

Escola SENAI Mario Amato

Megumi Yuasa apresentou palestra sobre o resultado no processo criativo feito ao acaso.. Entre os palestrantes internacionais, o ceramista espanhol Joaquim Chavarria.

 

{AG}2008{/AG}

 

 

2006 - São Bernardo do Campo - SP

 

Escola SENAI Mario Amato

Evento histórico, com a palestra da renomada Shoko Suzuki, contando toda sua trajetória no Brasil.  

 

{AG}2006{/AG}

 

 

2005 - São Bernardo do Campo - SP

 

Escola SENAI Mario Amato

Este ano, o evento ampliou sua programação, com as primeiras atrações internacionais: Ernest Aryee, da Shimpo Ceramics, Illinois/Estados Unidos e os ceramistas tibetanos Döndrub e Karma, oriundos de Butão, país do Himalaia.

 

{AG}2005{/AG}

 

 

2004 - São Bernardo do Campo - SP

 

Escola SENAI Mario Amato

A segunda edição recebeu ceramistas da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

 

 

2003 - São Bernardo do Campo - SP

 

Escola SENAI Mario Amato

Na primeira edição, o evento recebeu artistas de todo Nordeste, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, além do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

 

 

Compartilhe

Contato: (11) 5594-5184 | 5071-0011
contaf@pascoalmassas.com.br | www.contaf.com.br
(c) 2013 - Copyright - Todos os direitos reservados