Programação CONTAF 2018

Programação sujeita a alterações sem aviso prévio

 

Dia 15 de agosto - sala 1

 

Palestras

Rita Calixto - BRASIL: A ceramista Rita Calixto tem uma longa experiência na preparação de esmaltes e cores exclusivas, a partir da mistura de esmaltes prontos. Nessa palestra,fará um relato sobre o seu trabalho de pesquisa, mostrando os resultados obtidos.

 

Marilzete Basso do Nascimento /Ana Carolina Cunha Lepienski - La Bisbal - Nove mulheres em uma escola de cerâmica no coração da Catalunha -Carol - ITÁLIA: Esse artigo relata a experiência de um grupo de brasileiras na Escuela de Cerámica de La Bisbal D’Empordá. Ali funciona, desde 1972, uma escola de cerâmica idealizada pela professora Maria DolorsRos e Frigola, ceramista e artista plástica de renome internacional, que desde então não só dirige e coordena todas as atividades da escola, como também ainda hoje ministra cursos de cerâmica de diversas modalidades.

 

Demonstrações

Silvia Lopes - Mandalas: A ceramista Silvia Lopes, famosa por suas mandalas cheias de vida, rendadas e coloridas, demonstrará como são confeccionadas, desde o risco até a pintura com engobe.

 

Luciana Thomaz - Pintura: A ceramista Luciana Thomaz demonstrará aos participantes todo o seu talento para pintura, e a beleza de sua paleta possui técnicas do clássico ao contemporâneo.

 

Carlos Gama - Do Pet para o Pet: O talento do escultor Carlos Gama permitiu que ele desenvolvesse uma maneira simples e fácil de modelar animais a partir de uma garrafa pet. Confira essa demonstração e faça você mesmo (a).

 

 

Dia 16 de agosto - sala 1

 

Palestras

Barbotina: fabricação, uso e controle - Edney Melo Neves- IFPR: O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino, voltada à educação básica, técnica e tecnológica. Um dos campus está localizado na Capital da Louça, o município de Campo Largo/PR. Dentre os vários cursos ofertados, o técnico em cerâmica vem para auxiliar o Arranjo Produtivo Local com a qualificação profissional. Nessa palestra, o Prof. Edney Neves irá expor o processo de fabricação de uma barbotina cerâmica, seus principais controles e aplicação, especialmente nos processos utilizados na indústria para fins comerciais.

 

Impressão 3D - Jamil Duailibi e Rogério Weick: A empresa Duraprinter é a única fabricante nacional de impressora 3D por extrusão a hélice. E nessa palestra, ambos irão explicar o funcionamento dessa máquina, relatando detalhes sobre o seu funcionamento, suas limitações e como essa ferramenta está revolucionando o futuro.

 

Rafael Dai Izumi: Esse novo talento da cerâmica nacional, filho de ceramista, é um prodígio. Suas peças têm um estilo oriental. mas com uma influência da nova geração. Nessa palestra, ele contará a sua trajetória até hoje, como é o seu trabalho e de onde vem a sua inspiração.

 

Alberto Bustos - ESPANHA: Um dos ceramistas mais talentosos da atualidade e membro da Academia Internacional de Cerâmica, mostrará aos presentes a sua trajetória, explicando como transforma suas inspirações em verdadeiras obras de arte.

 

Demonstrações

Carolina Kawall - Mosaicos cerâmicos: Ceramista premiada internacionalmente, demonstrará como são feitos os seus mosaicos cerâmicos.

 

Paper Clay - Darli Pelegrini: A tradicinal técnica de paper clay é muito utilizada pela ceramista Darli Pelegrini. Nessa demonstração, os participantes poderão testemunhar como é feita e como podemos aplicá-la com uma das maiores especialistas no assunto.

 

Rita Calixto - Esmaltação: São infinitas as técnicas de aplicação e decoração com esmaltes cerâmicos. Nessa demonstração, a ceramista Rita Calixto selecionou algumas delas especialmente para ensinar aos presentes no congresso.

 

 

Dia 17 de agosto - sala 1

 

Palestras

Granilhas - Nelson Cordeiro Lixa: Com forte utilização no exterior, mas ainda com pouco uso pelo público do congresso, a granilha é uma matéria-prima que confere beleza e diversidade a uma obra cerâmica. Nessa palestra, o ceramista Nelson Lixa abordará o processo de fabricação e vários métodos de utilização.

 

Meu encontro com a Mandala - Silvia Lopes: A palestrante falará sobre mandala, tema presente em sua produção desde 1992, assim como o processo criador de suas mandalas em cerâmica pintadas com engobe.

 

Artistas Vidreiros de Curitiba - Do Léu ao Muséo: Quem são, suas obras e como é a última instalação coletiva desse grupo, o qualtrabalha com vidro em Curitiba/PR.

 

Demonstrações

Rafael Dai Izumi - Demostração de escultura: Acompanhe a técnica empregada por esse escultor, na confecção de suas obras.

 

Alberto Bustos - ESPANHA: Assista o método de trabalho desse ceramista, uma das grandes atrações do Contaf deste ano.

 

 

Dia 15 de agosto - sala 2

 

10:30 - 11:00 - A identidade da produção de cerâmica artística no atelier do Museu Alfredo Andersen um passeio pela história de 1999 a 2017 - Soraia Savaris: Forma de expressões artísticas,poéticas e reflexos de diferentes contextos.

 

11:00 - 11:30 - Utilização do material cerâmico em embalagens para perfumaria, cosméticos e alimentação - Alice Maria Ribeiro da Silva: Visão históricada evolução das embalagens cerâmicas e suas características funcionais.

 

11:30 - 12:00 - Cerâmica: técnica e tecnologia no ensino de design - Elaine Garcia De Lima: Apresentação do método aplicado para o conhecimento dos materiais utilizados, como também os processos de transformação das matérias-primas e equipamentos.

 

12:00 - 12:30 - Ateliê de cerâmica: aspectos físicos e sensoriais que contribuem para a qualidade desse ambiente - Kátia Regina Bastani: Abordagem dos aspectos físicos e processos produtivos, sensoriais e estéticos.

 

14:00 - 14:30 - Cerâmica Inclusiva: uma revisão sobre utilitários cerâmicos para pessoas com deficiência - ElenyCarolienHilleniaMeiborg: Uma revisão na busca de utilitários cerâmicos inclusivos, já produzidos, e suas neutralizações nas barreiras causadas pela deficiência.

 

14:30 - 15:00 - Cona – linha de produtos cerâmicos para aperitivo - Aline HanaeNakase: Proposta de design inovadora, formal e funcional com a valorização do prato a ser consumido.

 

15:00 - 15:30 - A poética da arte do barro - Elaine GradinalDenck: Apresentar o processo histórico e poético da origem da arte do barro.

 

15:30 - 16:00 -Saggar - Cristina Rocha de Souza Pinto: A técnica de Saggar fascina os ceramistas pela simplicidade na confecção e o inusitado dos resultados nas superfícies sem esmalte.

 

16:00 - 16:30 - Cerâmica e formação em artes visuais: uma relação entre arte e educação - Nelson Silva Junior: trabalho que parte das premissas culturais e históricas, na linguagem artística do ensino da cerâmica.

 

16:30 - 17:00 - Desafios e soluções no desenvolvimento e uso de grandes moldes de gesso - Gabriel CheminRosenmann: O presente artigo visa relatar as experimentações realizadas na execução e utilização de moldes em gesso para a produção de grandes peças.

 

17:00 - 17:30-Escola de cerâmica de La Bisbal - A educação não-formal na formação de ceramistas - Carla Silvia Pimentel: Este artigo apresenta uma experiência muito profícua, vivenciada pelas autoras na Escola de Cerámica de La Bisbal. A escola está localizada na cidade de La Bisbal D’Empordá, Girona/Espanha, fundada em 1972 e, desde então, oferece cursos profissionalizantes.

 

 

Dia 16 de agosto - sala 2

 

9:30 - 10:00 - Processo criativo e produção de vasos cerâmicos inspirados na natureza - AryaneEckelberg: Projeto e execução de vasos cerâmicos inspirados em animais empreendedores da natureza.

 

10:00-10:30 - Design para o Design – Conjunto de ferramentas voltadas ao trabalho do ceramista - Fernando Robert: Apresentação de artigo de pesquisa, sobre ferramentas voltadas para os ceramistas.

 

10:30 - 11:00 - Do Anagama ao forno compacto - Apresentação de alguns fornos de alta temperatura pesquisados no Japão -Makoto Fukuzawa: Apresentação da extensa variedade de fornos para alta temperatura, utilizados no Japão.

 

11:00 - 11:30 - Elementais – A natureza nos jardins da sede neoville do campus Curitiba da UTFPR - Marilzete Basso do Nascimento: Unir indivíduos de diferentes culturas e gêneros, em uma instalação permanente, inspirada nos quatro elementos da natureza.

 

11:30 - 12:00 - Harmonia - Carlos Alberto Vargas: O equilíbrio e ligação de dois pontos que se contrapõem e se completam: luz e sombra.

 

12:00 - 12:30 - Museu Alfredo Andersen e os Salões de Cerâmica - Ana Lúcia Canetti: O trabalho apresentará o resultado de uma pesquisa exploratória sobre as características e transformações desses salões.

 

14:00 - 14:30 - Elementais – Ondinas de barro - Anna Elisa Nicolau: A experiência de produção das ondinas composta de 7 tubos azuis, produzidos a partir de placas cerâmicas.

 

14:30 - 15:00 - A Cerâmica Guarani do Paraná, sul do Brasil: entrelaçando memória, tecnologia e arte - Claudia Inês Parellada: No estudo, analisa-se a cerâmica de povos indígenas Guarani, que ocupam o território paranaense desde tempos pré-coloniais até a atualidade.

 

15:00 - 15:30 - Procedimentos cerâmicos em três poéticas contemporâneas-Eriel de Araújo Santos: Demonstração e análise de procedimentos cerâmicos e operacionais do processo criativo.

 

15:30 - 16:00 - A boneca ritxokó - cerâmica Karajá-Ana Lucia Duta da Fonseca Rondon: Esse trabalho analisa as coleções de bonecas cerâmicas Karajá da reserva técnica do Museu do Índio, no Rio de Janeiro/RJ. A valorização da cultura material indígena.

 

16:00 - 16:30 - Prototipagem rápida para produção cerâmica em pequena escala: tecnologias a serviço de ceramistas -Bianca Marina Giordani: Utilização da prototipagem como auxílio na produção de peças cerâmicas

 

16:30 - 17:00 - Processos de fabricação de origamis em cerâmica para auxílio da aprendizagem por pessoas cegas - Flávia Sousa Gonçalves: Produtos em cerâmica no formato de origamis, que podem servir como recurso tátil para facilitar a percepção e aprendizagem para pessoas cegas.

 

17:00 - 17:30 - Louças de mesa para estabelecimentos gastronômicos em Curitiba - Carolina Haidée Bail Afonso Rosenmann: Este artigo apresenta um estudo exploratório quanto à louça de mesa de uso em restaurantes.Os resultados apresentam como esse uso se caracteriza, destacando o interesse desses estabelecimentos em louças especiais.

 

 

Dia 17 de agosto - sala 2

 

9:30 - 10:00 - Retratos Rotos: a arte como ferramenta de empoderamento feminino - Júlia Lana: O processo consiste em tirar moldes de seios femininos (negativo) e trabalhá-los com técnicas variadas em distintos materiais - como cerâmica, porcelana, resina - para revelar os retratos (positivo). Que usa a cerâmica como ferramenta no empoderamento feminino.

 

10:00-10:30 - Técnica Sagging - Carmen Seibert: Fusão degarrafasde vidro sob a forma de esculturas e utilitários.

 

10:30 - 11:00 - Alice Yamamura - Silvana Baierl: Trabalho sobre a vida e obra da ceramista Alice Yamamura de Curitiba/PR.

 

11:00 - 11:30 - Técnicas básicas de cerâmica - Soeli Dalmolin.

 

 

Contato: (11) 5594-5184 / 5071-0011
contaf@pascoalmassas.com.br | www.contaf.com.br
(c) 2013 Copyright - Todos os direitos reservados

CONTAF 2018:

Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo