Sobre Nós – Edições Anteriores
Sobre Nós: Edições anteriores do CONTAF
2003 - São Bernardo do Campo - SP
Com grande sucesso atraindo cerca de 500 pessoas de todas as regiões do Brasil. Nesta edição foram ministradas palestras em dois auditórios simultâneos, porém com conteúdo diferentes, por exemplo enquanto eram dadas palestras de cerâmica em um auditório no outro eram dadas palestras de vidro, foram realizadas cerca de 36 palestras, grandes nomes da cerâmica nacional se apresentaram como Gilberto Jardineiro e Cícero D´avila.
A feira comercial contava com 6 stands de alguns fornecedores paulistas e um de Santa Catarina.
2004 - SENAI Mário Amato
São Bernardo do Campo - São SP
Em 2004 a parceria com o SENAI permaneceu e o evento teve modificações: no período da manhã eram dadas oficinas práticas e na parte da tarde, palestras no auditório. As oficinas eram de temas variados como escultura, moldes, preparação de massas, torno, pintura em porcelana e vidro e todas elas realizadas dentro das instalações da escola de cerâmica SENAI Mario Amato. As palestras eram de assuntos variados e de interesse comum como: restauro, esmaltes, queima, etc. A parte comercial já contava com 10 estandes com lançamentos de novos equipamentos para este mercado, além da presença de um importador de suprimentos. Outra novidade foi o lançamento de cursos específicos do SENAI para as artes do fogo.
2005 - ??
Em 2005 a novidade foi a realização de cursos extra congresso um dia antes e após o CONTAF, alguns cursos tiveram de ser realizados novamente, pois tiveram mais inscrições que a capacidade oferecida. Quanto ao CONTAF, mais uma vez as oficinas foram o ponto alto do evento foi feito uma escala com horário fixo e todos participantes
tiveram a oportunidade de tomar contato com todas as técnicas e artistas presentes e as palestras foram de assuntos variadas como de costume.Outra novidade foram as presenças de dois escultores tibetanos dando uma palestra e outro ceramista da África realizando demonstrações.
2006 - ??
Em 2006,como novidade tivemos pela primeira vez a realização de oficinas ao ar livre; sob uma tenda foram realizadas demonstrações e palestras de técnicas de queima com a construção inclusive de um forno dentro de um cupinzeiro e uma técnica chamada Rakú,que constitui em tirar a peça incandescente do forno e colocá-la em um recipiente com serragem.Estas oficinas eram realizadas à tarde e na parte da manhã todos os participantes assistiam a palestras dentro do auditório, como de costume os palestrantes eram provenientes de várias partes do país, Sara Carone, Lelé, Wandecok Cavalcanti , Carvalho e vários professores da Antiga escola SENAI cerâmica se apresentaram
2008 - ??
Em 2008 tivemos a ampliação das oficinas realizadas na parte externa e uma novidade que foi muito apreciada era o horário livre, ou seja,os participantes agora não precisavam deixar a sala ao termino da oficina e podiam fazer o seu próprio programa, pois os artistas convidados permaneciam durante toda a tarde na mesma sala discutindo, demonstrando e tirando dúvidas sobre suas técnicas para os presentes, que faziam seu próprio horário e tinham mais liberdade para tirar suas dúvidas.Tivemos também a presença de um escultor fazendo uma escultura de cerca de 3 metros, durante o evento e a palestra de um renomado artista espanhol. Outra novidade em 2008; a organização do CONTAF selecionou e permitiu a apresentação de palestras inscritas pelos participantes, estas palestras fizeram parte do programa do evento e se tornaram outra atração muito bem recebida pelos participantes.
2009 - Itaipava - RJ
Neste ano, pela primeira vez o CONTAF foi realizado fora de São Paulo, em Itaipava -RJ, dentro da mais tradicional indústria de cerâmica artística da região, a Cerâmica Luiz Salvador, esta foi sem dúvida a maior das atrações, pois apesar do espaço reduzido, os participantes puderam sentir o ambiente de uma cerâmica em funcionamento ao mesmo tempo que participaram de oficinas e palestras dadas por artistas. Sem dúvida, o fato de ser realizado fora de um grande centro proporcionou uma maior integração e congraçamento entre os participantes e palestrantes, pois após o evento muitos se encontravam para desfrutar das atrações da cidade.
2010 - Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) - MG
O CONTAF 2010, aconteceu no estado de Minas Gerais, nas instalações da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Campus Tancredo Neves.O Campus abriga entre outros o Curso de Arte Aplicada com ênfase em Cerâmica que foi palco da maior parte das atrações do CONTAF 2010. Nesta edição, foram realizadas: palestras, exibições de filmes, oficinas e demonstrações sobre cerâmica artística, vidro, pintura de porcelana e faiança e até instrumentos musicais de cerâmica. O CONTAF 2010 recebeu também a Ceramista e artista Nina Hole, nascida na Dinamarca estudou nos EUA , tem suas obras expostas nas principais galerias internacionais. Nina Hole se auto denomina uma “arquiteta de barro as principais obras da ceramista Nina Hole, são chamadas de “ESCULTURAS FLAMEJANTES”, são esculturas, muito bem planejadas, que são metade fogo e metade cerâmica, são enormes e ocas , possuem orifícios construídos especialmente para passagem do fogo e do calor. Esta escultura de cerca de 2,5 metros foi feita com a ajuda de vários ajudantes durante semanas de trabalho e uma noite ou duas em claro, Nina Hole, então queimou sua obra durante todo primeiro dia e finalizou a queima á noite diante cerca de 500 pessoas e a imprensa local e sua obra ficou como um marco da passagem dos artistas do fogo pela cidade.
2011 - São Paulo - SP
No ano de 2011, o CONTAF veio para São Paulo-SP e os convidados internacionais foram as ceramistas Pabla Quesada de Mata Ortiz, Mexico,Marilu Rosenthal do Chile, e Alejandra Jones da Argentina além da ceramista Ana Maria Maiolino, Lygia Reinach, Luis Sarasá, Joaquim Chavarria, Jacy Takai,Flavia Santoro entre outros, neste ano foram realizadas 31 palestras e 15 oficinas!! Para isso eram ocupados além do auditório principal um outro salão e o ginásio de esportes do local Alem de tudo isto foi realizado, um seminário sobre Design de Cerâmica e uma exposição de artes cujo tema foi o próprio CONTAF. A parte comercial contava agora com 12 empresas
2012 - São Paulo - SP
Em 2012,ainda em São Paulo-SP o CONTAF a organização do evento trouxe como principais atrativos os ceramistas Peter King – EUA, Xinia Marin – Costa Rica – e Ruth Krospoff – Chile -a cidade de São Paulo foi novamente escolhida como sede com o fim de proporcionar aos participantes a estrutura da maior cidade do país. Além da programação habitual de palestras e oficinas neste ano o CONTAF organizou pela primeira vez dois eventos paralelos, o DECORANDO cujo tema exclusivo foi decoração de louças e a primeira edição do “CANECA SOLIDÁRIA” aonde os participantes do CONTAF puderam doaram canecas cuja renda arrecadada com a venda foi revertida para uma instituição sem fins lucrativos, com atividades ligadas ao ensino de cerâmica.
2013 - ??
No ano de 2013, a organização trouxe a ceramista Italiana, Caterina Zachetti, autora de esculturas delicadas e modernas, o Peruano Maneno a Argentina Gloria Rod a ceramista Baiana Dagmar que faz vasos imensos e a exibição de um filme sobre Francisco Brennand com a presença da diretora do mesmo para um debate com os participantes após a exibição. O formato do evento ainda era de palestras na parte da manhã e no período da tarde demonstrações e palestras simultâneas. Pela segunda vez foi realizado o CANECA SOLIDÁRIA além de uma exposição cujo tema era Bowls e tijelas cerâmicas.
2014 - ??
O CONTAF trouxe a ceramista Colombiana Martha Pachon , o ceramista Italiano Luciano Lagui e a Ceramista Chilena Micaela Weiss como atrações internacionais além de inaugurar um novo formato com palestras e demonstrações no mesmo auditório, para que não houvesse mais deslocamentos dos participantes. O evento agora ocupava dois andares do prédio e foram realizadas 30 palestras e demonstrações práticas.
2015 - Petrópolis - RJ
A fim de focar mais a atenção dos participantes no evento e promover maior integração o CONTAF 2015 foi para Petrópolis – RJ e mais uma vez, foi realizado nas dependências da antiga fábrica da Cerâmica Luiz Salvador, agora com os galpões mais amplos, pois a fábrica havia mudado de endereço. A grande atração foi a ceramista americana Jennifer Maccurdy que demonstrou como são feitas as suas esculturas de porcelana e também a ceramista Chilena Marcele Cerda, além de ceramistas brasileiros consagrados como Erli Fantini e Tácito Fernandes.
2016 - Joinville - SC
Em 2016 o CONTAF foi realizado pela primeira vez no estado de Santa Catarina, em Joinville e como atração principal foi o ceramista americano Mitchel Grafton com suas maravilhosas esculturas utilitárias, além do ceramista argentino Guilhermo Mañé e ceramistas brasileiros de destaque como Sônia Bogaz, Cris Couto, Nelson Lixa, Lica Cruz, Stela Kehde entre outros.
2017 - Campinas - SP
Campinas – SP foi o palco da edição de 2017, a cidade recebeu pela primeira vez no Brasil o ceramista americano Peter Beasecker, o ceramista italiano Nicola Boccini e outros ceramistas brasileiros, Mieko e Mario Ukeseki, Dan Kaneko, Cris Rocha, Cecilia Akemi, Regina Esher , Darli Pelegrini e várias outras atrações em dois palcos.
2018 - Curitiba - PR
A Capital do estado do Paraná foi a escolhida para a edição de 2018, em Curitiba escolhemos como atração internacional o ceramista Espanhol Alberto Bustos que apresentou a sua trajetória e demonstrou como faz sua maravilhosas esculturas e Dean Adams – EUA – com seus galos coloridos.
Como atração nacional tivemos Rafael Izumi, Rita Calixto, Carolina Kawal, Darli Pelegrini, Flavia Vanderlinde, Silvia Lopes e ainda foram apresentadas 30 palestras inscritas pelo site! A feira de negócios contava com 15 participantes divididos em duas salas.
2019 - Campos do Jordão - SP
Em 2019, o CONTAF foi para Campos do Jordão – SP e ocupou todas as dependências do hotel e além da atração internacional, Jeremy Randhall – EUA, vários outros profissionais brasileiros compartilhararam os seus conhecimentos: Célia Martins, Beatriz Martins, Deo Almeida, Cesar Barbosa, Lucia Eid, Any Guelmann, Flavia Pircher, Miki Iryo e além disso, workshops, atividades no período da noite ao ar livre, uma exposição de utilitários e peças dos principais convidados nas dependências do hotel.