Abrange com franca humildade todas as possibilidades de desenvolvimento de qualquer técnica, tema e estilo em PORCELANA, sendo um trabalhador incansável e sua paixão por isso é contagiante, transmitindo esse entusiasmo imensurável a cada um de seus discípulos com liderança. Desenvolveu uma atividade didática em todo o mundo que, juntamente com outros excelentes professores, marcou um novo conceito de Pintura em Porcelana.O Estilo de Filipe Pereira é peculiar ao inconfundível; tanto pela sua esplêndida cromia, lindamente trabalhada em tons sublimes e ardentes, com um substrato de misteriosa melancolia romântica e intuitiva.Mestre Filipe também possui diversos reconhecimentos de diversas organizações do mundo. É fundador do Centro Internacional de Pintores de Porcelana da Venezuela. É fundador da Associação Boliviana de Pintura em Porcelana. É Presidente da Organização da Exposição Internacional realizada recentemente no Hotel Monte Carlo-Mónaco. É fundador do Clube dos Amigos da Pintura em Porcelana de Portugal C.P.P. e realizou a Primeira Convenção Internacional de Pintura em Porcelana em Junho de 2005 no Hotel Le Meridiem-Lisboa.
Trabalha com cerâmica há mais de 20 anos , autodidata, atualmente dá aulas em seu atelier em Cotia -SP. Em seu portifólio, ele costuma fazer peças bem grandes no torno com estilo indiano/Marroquino. Nesta demonstração, além de contar a sua trajetória, ele irá demonstrar como fazer uma peça de grandes dimensões feita em duas partes.
Nascido em Chulucanas, Peru, zona privilegiada de grandes ceramistas desde as épocas pré colombianas, tem essa paixão que caracteriza os bons ceramistas. Inquieto, curioso, trabalha com muita paciência e amor tudo que sai de suas mãos. Excelente dominador da técnica do paleteado, consegue uma alta qualidade nos objetos criados exclusivamente para contemplação. A suas obras tem a superficie extremamente polidas e o contorno das áreas coloridas são delimitadas por um traço preciso
É uma ceramista que vive e trabalha nas montanhas do oeste da Carolina do Norte, além de muito talentosa possui mestrado pela Louisiana StateUniversity, Suze lecionou em vários centros de arte e universidades não só nos EUA , mas também em outros países também. O seu trabalho é fortemente influenciado pelo estudo da cerâmica histórica, e ela frequentemente faz referência aos “heróis” da cerâmica contemporânea que foram seus professores, mentores e amigos. As peças de Suze são criadas para serem boas companheiras do uso diário, ela costuma dizer que faz as coisas para motivar os usuários a celebrar as ocasiões especiais e ter prazer nas atividades cotidianas .
O ceramistae escultor cego Rogério Ratão, sempre se relacionou com a arte de alguma forma. Quando pequeno, gostava de representar, desenhar e pintar. Após a perda da visão, cresceu seu interesse e amor pela escultura e, posteriormente, pela cerâmica. Em 1992. Estudou escultura com o Professor e Artista Plástico Angel San Martín e, posteriormente, cerâmica em diversos outros ateliers. Realizou sua primeira individual no Centro Cultural São Paulo em 1995 e desde então participou de mostras coletivas dentro e fora do país. Em 2011 passou a ministrar aulas de escultura no MAM-SP, além de palestras e oficinas de modelagem em várias outras instituições. Enquanto trabalha, o ceramista e escultor cego Rogério Ratão experimenta materiais, testa sua sensibilidade e põe à prova suas limitações. Faz do seu corpo seu gabarito e do torno sua ferramenta para encontrar o centro das coisas.
A escultora Sil é moradora do pequeno povoado de Capela -AL, ex trabalhadora rural foi considerada a mais talentosa discipula do mestre João das Alagoas, considerado patrimônio vivo do estado. Encantada com a vocação do artista que transformava barro em arte, enfrentou muitos desafios, como o de ser a ùnica mulher em um ateliê apenas de homens numa época de profundo machismo no Nordeste e hoje é considerada pelos mais importantes galeristas de arte popular do Brasil, marchands e colecionadores a maior descoberta da arte popular do Brasil nas últimas décadas. Atualmente, a artista vende para todo o Brasil , vários países do exterior e já foi tema de um livro lançado em 2019.
É uma ceramista japonesa graduada na faculdade de cerâmica e na faculdade de artes de Okinawa, se apaixonou pela ceramica latino americana, e aprendeu as técnicas de cerâmica em Chulucanas -Peru, as suas peças sofreram uma forte influência do tempo que viveu fora do Japão. Hoje Kyoko mescla identidades e aplica a técnica japonesa do Nerikomi em suas cerâmica multi cultural.
Teve um percurso que reúne uma formação hibrida em cerâmica, antropologia e arte-educação.Seus trabalhos foram selecionados em diversos salões e exposições de arte brasileira, mas sempre teve sua atenção voltada sobretudo aos processos de criação e sua relação com a formação pessoal.há 30 anos, ela recebe aprendizes, conduzindo cursos permanentes e workshops a partir de uma metodologia própria que busca oferecer o desenvolvimento de uma linguagem pessoal significativa.Paralelamente em estudos universitários, ela graduou-se em Antropologia (PUC) e Geografia (FFLCH-USP) e obteve Mestrado (2088- FEUSP)Há oito anos voltou à pesquisa universitária para seu doutorado apresentado em 2023A tese “Encantarias do Sertão: arte do barro de Maria Lira” atualizou concepções acerca da arte popular e erudita, do artesanal e do artístico, fronteiras revisitadas na arte contemporânea pela presença da cerâmica como suporte expressivo.
A partir deste estudo Sirlene trata do potencial da arte do barro no itinerário de formação pessoal pautada na busca de saberes que dão sentido à vida pela expansão da imaginação da terra
Cerâmica + gravura representa uma fascinante exploração das convergências entre duas formas distintas de expressão artística, adentrando nas vastas possibilidades e potencialidades das transferências de imagens na cerâmica. Luciana Firpo, natural da Argentina, é graduada em Bacharelado em Artes Visuais e especialista em Cerâmica Gráfica Contemporânea pela U.N.A. Firpo pesquisa métodos de transferência de imagens para superfícies cerâmicas e explora processos de queima alternativos, estabelecendo conexões entre as novas tecnologias e as tradições dos povos originários. A ceramista Luciana Firpo diz que o seu objetivo primordial é investigar e experimentar uma variedade de procedimentos de impressão de imagens, fundindo habilmente esses processos com as técnicas intrínsecas à cerâmica. Nesta demonstração prática a ceramista, vai mostrar o processo de criação de uma matriz para a transferência de uma fotografia ou desenho, utilizando uma variedade de materiais.
Com atelier em Cunha -Sp, Luciane Yukie Sakurada iniciou na cerâmica na cidade de Mashiko no Japão em 1998, onde aprendeu a modelagem, mais tarde aperfeiçoando a técnica na Coréia do Sul, criando com placas peças escultóricas, utilitárias e decorativas. Trabalha com engobes técnica de esgrafito e óxido de ferro aplicado com pincéis para fazer desenhos. Sua técnica coreana de abertura de placas e seu desenho delicado e preciso são um diferencial nas sua obras.
A influência da massa nos esmaltes cerâmicos.
Thais Del Monte além de ceramista a mais de 27 anos é também fabricante de esmaltes e nesta palestra vai divulgar o resultado de uma extensa pesquisa sobre a relação/influencia entre as diferentes massas e os esmaltes. De maneira prática, será apresentado como a simples utilização de massas diferentes podem apresentar resultados diversos de acordo com a reação e interação dos componentes utilizados, ressaltando a importância dos testes quando trabalhar com massas e esmaltes novos.